O BAILE E O BEIJO SEM FESTIM…

Obs.. Crônica baseada num fato real (a proibição de minha presença no baile de formatura da UFPA, em 1992)… o restante é pura imaginação do poeta, Menasse Bemerguy 

Eram quase 22h   e  seu drama era ir  ao baile de formatura, em que foi proibido de comparecer  

( pois pagou apenas 70% das despesas totais e não participou da cobrança de pedágio no meio da rua)  ou ir assim mesmo,  à revelia?

O que fazer ?

Mas , esse estudante tinha o brio de um Bemerguy  e não iria se submeter a um momento de humilhação retumbante…

Ele  vestiu-se garbosamente  com o seu terno  azul,  de gala, marca ” Armane” , camisa branca por baixo, gravata cinza, calça de azul marinho e sapato social ( bico fino) preto. Respingou  umas gotas do perfume cítrico , marca ” Insensatez”, do Boticário e saiu …

 Entrou por uma passagem alternativa do prédio da Associação Nipo Brasileira da Amazônia e seguiu seu instinto de romântico inveterado e poeta.

Ele lembrou- se de sua mãe na cerimônia de recebimento do seu Diploma de Bacharel em Administração, ocorrido no Salão: Amazonas  do Hotel Sagres. 

Assim que o perfume ” insensatez” entrou em seu olfato e atingiu em cheio o seu cérebro, tudo mudou…

Um chofer devidamente uniformizado lhe abordou e disse:

Chegamos, caro, escritor e magnata!

E um concierge de roupas escura interveio : Senhor , o salão especial está pronto, favor me acompanhar!

Grato, disse o personagem ilustre! 

O convidado especial, passou por um salão, localizado na Associação Nipo Brasileira e comentou: A gentileza é uma característica dos nipônicos e a  altivez de caráter é típica dos espíritos nobres e a empatia é um sinal divino em nossos corações…

O concierge apenas ouviu …

Mas, senhor,  intercedeu o concierge: 

Estamos indo para outro lugar ! 

Onde?

Um salão especial !

Tudo bem,  disse o fidalgo  hóspede ! 

Quando chegaram nesse amplo espaço,  houve um pequeno alvoroço entre às damas daquele salão: eram todas  lindas e estavam usando longos vestidos de gala e cauda  que arrastavam- se  pelo 

chão  e eram : loiras, morenas , ruivas e olhavam e sorriam para o personagem.

Mas ,  uma loira se destacava e chama- se : Vida , pois tinha  um sorriso de bela manhã e parecia ter um quê de  especial  e um   riso envolvente como de alguém que  já o conhecia profundamente  e os seus olhos eram verdes,   como poço claro de doçura e irradiavam através deles um magnetismo especial e um brilho como se tivessem saídos de uma grande noite de amor e paixão com esse nobre homem!

Essas senhoritas usam vestidos esvoaçantes e davam um clima de sedução ao ambiente e tinham laçarotes  em seus vestidos de seda que caíam em sua cintura bem definida  de cada moça, além de seus  decotes generosos … que chamavam muita atenção de todos os presentes no Hotel Sagres , naquela noite insólita. 

E assim, como se fosse um agente secreto à la James Bond , vulgo 007  , o convidado de honra do Sagres fez com que um  bilhete caiu inocentemente no decote generoso de cada beldade! 

Era um convite:

Compareça ao salão contíguo e verão um baile de formatura tradicional e o personagem lhes disse : Querem ficar aqui ?

E as senhoritas disseram : Queremos o mistério e algo incomum !

E o concierge aparece nesse exato momento e pergunta à persona do Hotel ?

Entregou os bilhetinhos?

Sim , mas do meu jeito ! Ok.

Ok.  Respondeu o funcionário do Hotel Sagres e apenas sorriu…

E às meninas estamparam um leve riso nos lábios de tom “boca rosa”..

Agora onde vamos, indagou o nobre convidado?

A um lugar especial ! 

E novamente o perfume cítrico invade o lugar , agora vindo das mãos do concierge que estranhamente  deixa cair umas gotas  do 

” insensatez ” no piso de madeira de acapu e pau amarelo do corredor principal  do Hotel Sagres.

Chegando lá tudo começa a acontecer:

 A orquestra toca a  música principal  do filme

 ” Casablanca” e as moças pareciam que iam cair num calabouço que se abre numa tábua falsa e o concierge pensa alto ( com seus botões) 

Salão de formatura convencional ou salão da curvatura dos mares e outras  realidades e sensações intensas  ?

Olhem bem lá embaixo , diz o empregado do Hotel ?

E o lugar é logo  invadido por bárbaros que tentam aprisionar às belas mulheres e uma luta feroz se inicia no salão e o heroi virtual desembainha sua espada  de prata e luta corajosamente contra essa horda selvagem e os golpeia um a um e salva essas beldades …

Mas , quando pensa que está tudo calmo e bebe água no riacho junto com às  suas pupilas , surge um leão que tenta atacar às mulheres e o personagem pula sobre o lombo da fera e encrava seu punhal de ouro  na têmpora desse felino…que  cai inerte.

 Quando às moças o abraçam coletivamente e com direito a beijo acalorado na boca de sua namorada,  ele diz : recompensa de um guerreiro! 

Mas , ao caminhar por um deserto eles encontram víboras que os cercam e  aí  de repente , o personagem resolve utilizar o perfume

 ” insensatez”,  que tira do  bolso e exala seu cheiro hipnotizante e  as cobras saem se enroscando uma com às outras , num frenesi estranho.

As meninas gritam já  aliviadas e livres das serpentes   e depois  passam correndo por uma ponte suspensa com um lago embaixo , cheio de crocodilos  e assim, obedecendo a  um sinal do magnata,  que agora está  vestido de camiseta Adidas e bermuda de brim preto.

Já às beldades usam bermudas jeans rasgadas,  de verdade , nas coxas e camisetas curtas amarradas na cintura , suas roupas apropriadas para esse tipo de aventura.

Depois de tudo isso , o magnata e às senhoritas são chamados pelo concierge (que agora  está no alto de um farol próximo da praia)  e tomam banho nas dunas de lençóis maranhense : todos juntos se banham nessas águas mornas e o clima é de risos, beijos e abraços pelo escape da morte .

Venham depresa,  a suite presidencial está pronta : venham todos e vistam suas roupas de baile que está sobre a cama e closet , diz o concierge.

E o nobre e suas belas  pupilas vestem- se para o baile e atravessam o tapete vermelho,  numa passarela de vidro  suspensa  sobre o Hotel Sagres e o baile tradicional de formatura no salão subterrâneo fica submerso nessa magia de ver  esse desfile especial  e ” Casablanca ”  toca de novo e o personagem se perfila  e dança “agarradinho”  com cada partner e beldade. De repente, luzes, fumaça de gelo seco  inebriam o salão suspenso, que desce e fica cada vez mais longe do baile regular de formatura. E  esses  convidados espicham os olhos para ver a festa inusitada do salão que flutua., com o Bemerguy ,  escritor convidado especial do Sagres e suas belas e carinhosas amigas , sem a real  dimensão do que estão vendo ou participando .

O magnata aproveita a sua festa surpresa e diz:

Hoje vivo uma experiência maravilhosa , nunca vá a uma festa se:não for convidado e assim fiz , recusei- me a ir no baile de formatura de minha turma de administração de empresas, uma vez que fui proibido de comparecer , por questões mesquinhas e financeiras.

Mas, não pude declinar de um convite especial (depois de  quase 30 anos ) ,  o  mágico  chamado para uma realidade paralela ou jogos virtuais, onde pude viver intensamente e conviver  com “essas mulheres mais lindas da face da Terra ,  como as filhas de Jó”. Assim pude me teletransportar , através do  perfume ” insensatez” , do Boticário” para um mundo reverso, onde tudo que você pensa,  acontece e beijei essas ” bocas rosas ” que me amam de verdade e vi um baile protocolar lá embaixo, mas senti ali o baile comum e beijos sem festim e frios de quem não consegue ter empatia e convido- os ….

Surprise?

Conciege , traga às minhas pupilas aqui, por favor:

Claro!

O personagem pegou o bilhete na alça do vestido de cada beldade , desdobrou e leu os dizeres do verso:

Todos os colandos do curso de Administração da UFPA  do  ano de 1992 ( Baile da Saudade rs… ), bem como os  participantes da Associação Nipo Brasileira da Amazônia, além de  funcionários do Hotel Sagres estão convidados para participar dessa festa que agora é real :

Tenhamos a nobreza dos saramuais do Japão, a coragem  dos grandes cavaleiros , a altivez dos retos de caráter e a empatia verdadeira dos que seguem Cristo, que sabem sentir a dor do seu semelhante e a criatividade dos poetas que insistem em derrubar o mito da realidade e transformar nossos desejos e  vontades ,  naturalmente …como em nossos  próprios sonhos…com um texto impactante e concreto . 
 Isso é o poder da literatura e da boa, careta e sã loucura de ser inventivo e feliz com  cada história que crio e busca lhe deixar sem palavras…  como essas beldades quando às beijo…em realidade virtual e em jogos nada vorazes e sim cheios de amor e perdão, pois  só Cristo apaga nossas mágoas … apenas uma homenagem a todos os meus colegas desse baile  ( agora da saudade e/ou quase  terceira idade  kkk ) que não deixaram que eu participasse… mas no meu mundo da  literatura…. eu estive lá e convido todos a dançarem ao som de 

” Casablanca ” … .bela esperança de um mundo e planeta sempre azul e verdejante ,  com amor brotando em cada formatura de almas  e corações em sintonia com a bondade de Deus .

Autor: Menassé Bemerguy
Data: 29.10.21

Tags:

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *