CONTO: SARAH E O REINO DA LONJURA.CONTA TUDO E MAIS UM POUCO…
O Início de tudo…
Numa floresta hoje tudo é equilíbrio e quietude, mas nem sempre foi assim…
Uma menina, chamada , Sarah , remava numa canoa em um lago tranquilo de sua cidade até que algo começou a balançar seu pequeno casco feito de tronco de árvore.
A menina assustou- se e gritou e desesperou- se ao ser levada sabe- se lá para onde.
Até que depois de uma espécie de redemoinho foi para num lugar diferente de sua pequena ilha que morava no arquipélago do Marajó, no Pará.
Espavorida e descabelada, a bela , Sarah disse: Onde estou?
E uma borboleta azul lhe respondeu:
Fale baixo, pois os governantes tem olhos em alguns nós de árvores venenosas e ouvidos em algumas espécies de plantas carnívoras…
Sarah ficou meio incrédula ?
O que está me dizendo?
Estou com medo e começou a chorar !
A borboleta fez um som com suas asas e vieram alguns bem te vis ao seu encontro e disse:
Aqui seremos seus protetores e ” no final tudo dará certo e se não der certo é porque ainda não chegou o final”. ( Fernando Sabino) .
Onde estou? Quero saber?
Sarah, seu nome tem origem judaica e quer dizer princesa ou Rainha.
Aqui é a terra da plenitude e lar da liberdade onde todos eram felizes …
E por que vim parar aqui? Indagou, Sarita a um bem te vi que a observava atentamente…
Essa pergunta só o grande Gavião Real ou o Urubu Rei poderá responder , minha pequena princesa que veio numa canoa…
Como sabe disse?
Vi sua ” montaria” chegar e quase naufraga neste rio revolto e nós, os bem te vis , ajudado por um exército de vaga lumes e orquestrado pelos gaviões reais salvamos sua vida…
Muito agradecida, falou docemente, a Sarah!
E apareceu um serpente enroscada numa árvore e quis picar a menina , mas rapidamente um sapo pulou de uma pedra e injetou um líquido nos olhos da cobra que ficou totalmente imobilizada…
Uma flor de Idália que estava no caminho sussurrou : Veja o verdadeiro encantador e empalhador de serpente, o sapo com o cuspe que” é pá e cai duro e mortinho da silva” . Kkkk
Essa é a nossa rosa mais bem humorada e sarcástica desta banda da floresta , afirmou um lobo- guará que se juntou à turma dos amigos de Sarah !
Posso chamá- la de Sarita, carinhosamente, ” com todo respeito”, nossa Alteza!
O que é isso? Pergunta a menina?
Quer dizer, minha Rainha, ou minha Princesa!
A menina continua a seguir sua nova turma até que, de repente encontra uma rede de varas de bambu com uma emaranhado de conchas do mar fazendo um ruído estranho e pergunta o que significa isso ?
Vou lhe contar aqui vivíamos em paz entre todas as espécies até que chegaram uns homens de roupas de Safari e começaram a fazer uma seleção de espécie vegetal que devem viver neste habitat e os mais fracos, os pequeninos cogumelos, as plantas de espécie idênticas ou muito parecidas serão trituradas e outras que nascem com defeito genético ou de nascença ou não produzem muitos frutos ou são estéreis também serão dilacerados ou transplantados numa terra onde não são naturais e estarão fadadas a morrer !
Entende?
Sara disse:
Mas muitas plantinhas vão desaparecer … isso é mau e começou a lagrimar!
Muitas flores , plantas , frutos deixarão de existir!
E além disso, animais , insetos, borboletas, pássaros , felinos que se alimentam perderão sua cadeia alimentar, pois cada folha que cai é vontade do Criador da natureza e
” na natureza nada se perde, tudo se transforma”. ( Lavoisier) .
A seleção natural e a rádio de voz única …
A coruja se aproximou e discorreu :
Antes os animais se reuniam em rodas de conversas e havia um equilíbrio natural entre as espécies , mas agora isso foi quebrado, pois
todo dia é transmitido um programa de rádio chamado ” Central de Comando da Voz Ùnica da Floresta” e cria intriga entre a mesma espécie e quem discordar disso e for apanhado protestando, divergindo ou conversando sobre isso é chamado de: adepto da floresta morta ou são seriamente ofendido e ameaçados de espancamento ou morte… em qualquer encruzilhada da selva e por isso disse que os nós das árvores tem minúsculos olhos de vidro que enxergam a gente e conseguem ouvir nossa conversa entre as plantas carnívoras que emitem som ao abrir suas folhas e irradiam sons e mensagens em sequencias de código transmitidos em uma central de comando da voz única.
Os elefantes foram cooptados e destruíram a rádio clandestina e comunitária que construímos com as árvores cipós chamadas de rede corredor, pois ficava a favor das correntes de ar, ” onde o vento faz a curva”.
E nessa rede o locutor quem apresentava era o bicho papagaio, que falava em tom professoral e era chamado de ” papagaio de pirata”, pois estava na terra , no mar e no ar, sempre em busca nosso maior tesouro, como um corsário incansável…a nossa liberdade de pensar diferente e divergir dessa nova classe de criadores de clones de vegetais , animais e espécies transgênicas que aos poucos irão levar à extinção às espécies nativas.
Mas a maioria da fauna e flora foi cooptada por esses pumas, panteras e tigres de bengala , que atacam sem piedade qualquer animal considerado subversivo , por não aceitar essas regras e já há até briga entre eles para saber quem ficará como o Rei da Floresta, no lugar do Leão da campina.
Sarah ouviu tudo e disse:
Eu só tenho três anos, mas já li muito conto de fadas e sei que isso está errado e não acabará bem… tive muitos sonhos incríveis com meu pai que é escritor e sempre me conta histórias criativas e fantasiosas e sempre me falou” lute pela sua liberdade e cuidado com as palavras: democracia, pois até o inferno quando foi apresentado ao pecador parece um paraíso e somos acusados daquilo que os outros fazem e há dois pesos e duas medidas dependendo de que fala… ” quando os bons se calam os maus governam”.
Você é muito inteligente , deve ter puxado o seu pai poeta …
Há um movimento desorganizado de resistência e devemos ir até à gruta do gavião real e seu amigo urubu rei, pois eles estão isolados e presos em suas tocas nas montanhas, vigiados por aves de rapina traiçoeiras cooptadas por umas migalhas de comida fácil em galinheiro – fazenda .
Vamos até os lideres que tem estirpe natural : o gavião real e o urubu rei e acharemos um jeito de distrair as aves ordinárias de rapina.
Tenho um plano, disse Sarita:
Na viagem você me conta, replicou a coruja!
O sapinho e o Mago do talher de pau.
Naquele reino novo , Sarah viu uma montanha e perguntou ao sapinho , seu amigo como ele fazia para arrumar uma namorada e ele contou sua história:
Aqui eu era discriminado por todos os grandes batráquios e o meu coachar sequer era ouvido, mas um dia eu comecei a ficar preocupado, pois cheguei na meia idade , junto com meus primos e parentes e percebemos que estávamos todos solteirões e ” encalhados”, pois não conseguíamos arrumar uma namorada sapinha… nosso coachar não era escutado pelas fêmeas de nossa espécie …
E aí o que acontece , indaga Sarita curiosa?
– A nossa conquista se dá através do coachar, mas como de destacar em meio a tanto coachar mais forte de sapos maiores?
Aí fui procurar o “Mago do talher de paus”…
Quem é esse personagem , pergunta , Sarah?
Ah! É um ser encantado que vive na floresta sombria e úmida da Amazônia…lá para a banda da Localidade de Curumu , perto do Rio dos Macaquinhos, margeando o Rio Jacarrezinho e Rio Jacaré Grande…
O que ele faz , pergunta, Sarita?
Ele é o ser da floresta, o espírito da mata e um ente encantado da selva amazônica… mora muito longe e num lugar inóspito e muito difícil de se chegar…
– Dizem que domina e controla tudo, mas também é uma força da natureza e controla o tempo e até acontecimentos, mas também nos dá liberdade e livre arbítrio para agirmos..
Assim, comecei a buscar o ” Mago do talher de paus”, por dias e noites, mas não consegui achá-lo…
Mas, um dia senti algo estranho, junto com um primo que me acompanhou nessa viagem…
E quando já havia desistido de tudo e achava que o Ser que mexe os pauzinhos ou ser do talher de paus, apareceu em meu sonho e me fez uma revelação dizendo:
Eu sou o ser que mexe os pauzinhos e posso fazer o bem ou o mal, mas tudo é uma consequencia de nossos atos …
O mal existe para consagrar o bem e a floresta está cheia de seres do mal que dominam pessoas boas …
E soprou no meu ouvido e me revelou um segredo …
Qual ?
Qual é ?
Indagou , ansiosa, a pequena , Sarita.
É assim :
Eu ouvi ele sussurrar em meus ouvidos:
Observe o vento e por onde ele passa e aí achará uma solução…na própria natureza está a salvação da sua espécie …
Misterioso , será que o ser que mexe os pauzinhos apareceu para lhe ajudar ?
Acho que ele viu o meu drama e resolveu me ajudar … pelo meu esforço que fiz ao buscá- lo …
Arrisquei a minha vida e do meu primo nessa insólita jornada…
Queria salvar minha espécie e minha alma e cheguei a pensar em fazer o mal aos sapos grandes e médios para me salvar…
Mas, depois me arrependi . ..
Algo estranho ocorreu dentro de mim, depois desse sonho profético.
O que aconteceu depois ?
Ah, Sarinha… um dia estava observando o vento durante uma tempestade e percebi que um barulho estranho… parecia um eco do eco …e assim descobri o segredo da manutenção da minha espécie de sapinhos….
O que descobriu , sapinho?
O eco do eco e pensei: se o vento pode entrar por entre às árvores e fazer barulho…eu também posso fazer isso ….
Como assim ?
Eu subi num tronco de árvore seco e comecei a coachar e descobri que o som entrava no tronco seco e se amplificava na floresta….
E assim as sapinhas podiam ouvir o meu pequeno coachar e o som se destacava entre os outros … descobri aí que o ser que mexe os pauzinhos ….mexeu os pauzinhos por e falou comigo em sonhos…
E assim eu e meus primos arrumamos várias namoradas sapinhas que ficaram encantadas por nosso coachar que apesar de fraquinhos ….se tornaram fortes e se deatacavam na floresta como o shofar da cultura judaica retratado na Bíblia, no Velho Testamento como na queda dos muros de Jericó…
E Sarah, disse:
Legal, esse ser encantado é do bem e ajuda as criaturas desse reino!
É verdade!
Sarinha, sabe com quantos paus se faz uma canoa ?
Ou uma jangada ?
O sapinho fica pensativo.
E não sabe responder.
A ave do cale-se…
Havia na floresta um complô entre uns animais para dominar outros.
E apesar de serem em menor número, davam a impressão de que são muitos e por serem agressivos demais conseguiam impor suas opiniões e criavam suas próprias versões dos fatos , de modo a parecer sempre bonzinhos e usavam as palavras: liberdade, democracia , estado democrático de direito, minorias.
Mas, na realidade estavam impondo uma versão de sua visão distorcida de mundo e acusavam sempre os outros animais da atrocidade que eles praticavam.
E quando os outros animais denunciavam essa maldade eles acusam de estarem mentindo e iludindo os seres da floresta.
Havia até umas aves que emitiam um som que ecoava na floresta assim : ” Cale-se” e era emitido em grande alvoroço sempre que os animais de pensamentos discordantes começavam a debater e denunciar quais as espécies que oprimiam , aprisionavam ou armavam armadilhas para eliminar os animais que davam ouvidos a esses relatos e testemunhos que escancaram o plano de dominação de um grupo minoritário de animas sobre a maioria desses bichos da floresta .
O estridente som das AVES DO CALE-SE abafava e ensurdecia os animais da floresta e ainda atraia a atenção dos predadores que vinham devorar suas presas … era uma armadilha e um chamariz muito bem montado e diziam que era muito perigoso se reunir e se relacionar com essas espécies revoltosas … Mas o curioso é que as aves do cale- se nunca apareciam quando o grupo minoritário e violento se reunia…
Parecia algo bem planejado…
As flores de duas faces…
Sarah continua a explorar esse novo lugar e diz a uma flor:
bom – dia!
E a flor responde: Bom- dia, bela flor do dia!
Mas, de repente, Sarah ouve um sussurro ,
E ao olhar para trás para observar melhor é surpreendida
pelo comentário da mesma FLOR DO AVESSO de suas pétalas que lhe diz:
Está se achando, chegou hoje e pensa que é melhor do que a gente!
E ao perceber aquilo o sensitivo sapinho que lhe diz:
Não ligue para essa flor, pois ela é sempre assim: tem duas caras …
– Como assim, indaga a pequena Sarah de 3 anos?
– Ela faz um comentário bom pela frente e assim que a pessoa se distancia…ela se revira do avesso e deixa a sua outra cara- metade se manifestar e machuca às pessoas com seus comentários maldosos e cheios de malícia…
A menina fica pensativa …
E o sapinho diz:
Em todo reino há o bem e o mal travestido de bem …
Até o Louva a Deus não pode Louvar mais ao Criador e muda de nome.
Sarah , encontra um louva a Deus deitado e com as patinhas para trás e pergunta:
O que houve? Por que está deitado e não em posição de louvor a Deus?
Houve um Decreto do Novo Rei deste Reino e fui proibido de ficar em posição de louvor e ajoelhado e de mãos juntas em prece a Deus e eu nome mudou, agora me chamo “Rebelde” e fico com as patinhas para trás. Caso eu desobedeça, serei entregue aos macacos e servirei de comida para eles.
Continua…
Autor: Menassé Bemerguy
Data: 03.02.2021
Sem comentários